Roteiros Contra a Austeridade no Distrito de Évora

Com o objectivo de focar a prioridade do país na promoção de uma agenda de crescimento económico, a JS realizará, em todos os distritos do país, um vasto conjunto de visitas e contactos com instituições públicas e privadas, grupos de cidadãos, movimentos sociais e forças do associativismo juvenil e académico. [link]

Roteiros1
Candidato jovem à C.M. Vendas Novas, Luís Dias e o Secretário Geral da JS, João Torres

Decorreram nos dias 25 e 26 de Junho os Roteiros Contra a Austeridade no Distrito de Évora. Durante dois dias, a Federação de Évora da Juventude Socialista, juntamente com o seu Secretário-Geral, João Torres, visitaram os concelhos de Vendas Novas, Montemor-o-Novo, Évora, Portel e Reguengos de Monsaraz, entrando em contacto com os autarcas locais e com a realidade das associações juvenis e académicas do Distrito.

Os roteiros começaram em Vendas Novas onde, acompanhados por Luís Dias, o candidato jovem do Partido Socialista à C. M. Vendas Novas, pôde-se constatar o resultado de uma insistente má aplicação dos fundos camarários em elefantes brancos de betão. Desde um mercado quase vazio e onde uma mera opção estética acrescentou à obra valores nas centenas de milhares de euros, a uma paragem de autocarros que passou meses e meses sem ser usada, Vendas Novas tornou-se num exemplo de mau planeamento e má gestão. Constou-se que, em Vendas Novas, os jovens são forçados a sair da cidade por falta de condições ou então limitam-se a usar a cidade como dormitório enquanto são forçados a fazer toda a sua vida nas cidades circundantes.

Roteiros2
Reunião com a AAUÉ para discutir a situação do Ensino Superior

Depois de sair de Vendas Novas a comitiva da JS Évora dirigiu-se a Évora, capital de Distrito, onde após uma curta recepção na Câmara Municipal pelo Presidente Manuel Melgão, foi recebida na sede da AAUÉ (Associação Académica da Universidade de Évora) para falar sobre os problemas que atingem o Ensino Superior em Portugal e, em particular, no interior. Desde os problemas de sub-financiamento das Universidades à reestruturação da Academia Portuguesa facilmente se percebeu que muito há ainda a trabalhar.

O dia terminou com uma visita à Feira de São João e às associações locais aí presentes.

 

Roteiros3
Visita à Junta de Freguesia de Vera Cruz com o presidente da mesma, Rui Caeiro.

O segundo dia dos Roteiros Contra a Austeridade começou em Montemor-o-Novo onde, acompanhados por Olímpio Galvão, candidato do Partido Socialista à Câmara Municipal, pudemos descobrir a realidade de uma cidade claramente sub-aproveitada. Com um património cultural altamente promissor mas extremamente degradado e sub-financiado, Montemor-o-Novo revelou ter uma gestão camarária que peca pela falta de dinamismo económico forçando os jovens a sair de perto dos seus.

Saída de Montemor-o-Novo, a comitiva dirigiu-se à Freguesia de Vera Cruz, no Concelho de Portel. Há 8 anos presidente da Junta de Freguesia, Rui Caeiro, um jovem com 29 anos, tem apostado fortemente no apoio social à população da sua freguesia, das faixas etárias mais baixas às mais altas.Desde a criação da heráldica da freguesia à construção do multiusos ou à dinamização do centro social esta tem sido uma freguesia que, sobre a gestão do Partido Socialista, não parou, e certamente não parará, de evoluir. A força de vontade demonstrada pelo Rui Caeiro em fazer mais pela sua terra é a demonstração perfeita daquilo que pode e deve ser o trabalho do poder local. Após saída de Vera Cruz, a comitiva da JS foi recebida por Norberto Patinho, Presidente da Câmara Municipal de Portel, na Biblioteca Pública onde se discutiu sobre a forma como este concelho conseguiu ultrapassar os problemas inerentes à interioridade.

Roteiros4
Recepção na Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz

Em Reguengos de Monsaraz, após recepção na Câmara Municipal pelo presidente da mesma, Dr. José Calixto, a comitiva da Juventude Socialista visitou a futura Biblioteca Municipal de Reguengos que virá substituir a actual biblioteca que cada vez tem menos espaço e condições para acomodar o espólio de livros. Saídos de Reguengos de Monsaraz foi altura da comitiva se dirigir à vila de Monsaraz. Mas não sem antes passar na localidade de São Pedro do Corval para visitar uma olaria tradicional, uma indústria que continua a subsistir graças ao grande movimento turístico da região.

Na vila histórica de Monsaraz a JS Évora pôde constatar como, sobre a presidência do Jorge Nunes (eleito enquanto candidato jovem a presidente da Junta de Freguesia) esta localidade tem vindo a aproveitar ao máximo o seu potencial enquanto ponto de visita turístico, integrada na região do Alqueva.

Após esta visita a JS Évora, acompanhada do Secretário Geral, regressou a Évora onde marcou presença no jantar de apresentação dos candidatos do distrito terminando assim os Roteiros Contra a Austeridade no Distrito de Évora.

 

Álbuns de Fotos no Facebook